2 Anos de Monitoramento da Chegada de Lixo na Prainha
- orlasemlixo
- Oct 16, 2025
- 2 min read
Na manhã do dia 18 de junho de 2025, o pesquisador de doutorado Diego Fonseca e a aluna de graduação Virna Vieira realizaram a coleta mensal de lixo flutuante que chega na Prainha. Atualmente, a equipe coleta somente na área de controle dentro da barreira, visto que a área fora, que antes coletavam, é muito interceptada por resíduos colocados por humanos não vindos do mar, o que prejudicava a veracidade desses dados.


Assim, utilizando o EPI (luvas, chapéu e botas) e mateirias (sacolas de lixo e peneira) apropriado, os dois fizeram a coleta dentro do controle. A delimitação é do espaço da rampa (depressão criada para contenção do processo de erosão, feita pelo projeto) localizada na região da praia protegida pela barreira do OSLT. Após as recentes manutenções na estrutura da barreira para seu melhor funcionamento, a equipe coletou uma quantidade menor de resíduo do que nas últimas coletas (1.705 kg), o que demonstra a eficácia para contenção de lixo.


Por fim, Diego e Virna levaram os sacos de lixo para o laboratório, onde, posteriormente, esses resíduos serão secos, classificados e caracterizados. Esse processo permite compreender melhor o montante e o tipo de lixo que chega ao local, e podendo, assim, desenhar estratégias de gestão.
Essa coleta foi a de número 57, a primeira após o aniversário de dois de monitoramento. Ao longo desses 2 anos, foram mais de 260 kg de resíduos secos removidos, dos quais mais de 130 kg levados para análise no laboratório, totalizando já quase 27.000 itens catalogados.
O Orla Sem Lixo Transforma é desenvolvido em parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Quando: 18/06/2025
Onde: Prainha
Envolvidos: Diego Fonseca e Virna Vieira.
Breve resumo: Coleta mensal de resíduos sólidos para análise em laboratório na área de controle da Prainha.
.png)



Comments